Como se perdeu a fórmula do plástico indestrutível que resistia até à bomba atômica


Como se perdeu a fórmula do plástico indestrutível que resistia até à bomba atômica

Já pensou se existisse um material que pudesse resistir a temperaturas mais altas do que aquelas na superfície do Sol e que, além disso, se mantivesse frio ao toque?

Agora imagine as tecnologias inacreditáveis que poderiam surgir, como naves espaciais capazes de explorar as imediações de estrelas e planetas super-quentes, locais altamente radioativos , e muito mais!




Pois é, esse material "milagroso" e inacreditável já foi inventado e testado nos anos de 1980 até 1990, resistindo até a maçaricos de 2.500°C e radiações nucleares de mais de 10.000°C.

A invenção até apareceu em um programa britânico sobre tecnologias promissoras para o futuro chamado 'BBC Tomorrow's World' (BBC mundo do amanhã em tradução livre).

Maurice Ward - Invention Starlite indestructible material

O material foi testado de diversas formas, e se mostrou mais do que eficiente. Em uma das experiências eles cobriram um ovo com o "plástico indestrutível" e o colocaram sob a chama de um potente maçarico. No final o ovo ainda estava cru por dentro!

Os primeiros testes foram simples, usando maçaricos, mas em 1991 o  material foi submetido a uma explosão nuclear em um campo de testes atômicos nos EUA, quando até a NASA ficou interessada na invenção.

Mais tarde em um outro experimento no Reino Unido, sobreviveu também a um teste com força explosiva de 75 bombas como aquelas que foram usadas em Hiroshima.

Maurice Ward - Invention Starlite indestructible material 2

Mas que material é esse afinal? Bem, essa é a pergunta de muito mais de 1 milhão de dólares que ninguém consegue responder, já que o inventor Maurice Ward morreu e levou consigo o segredo da sua fórmula, que ele chamou de 'Starlite'.

Usando rejeitos de plástico (de um de seus projetos mal-sucedidos para criar capôs para a Citröen), o ex-cabeleireiro que gostava de se aventurar com experimentos científicos criou o material indestrutível ainda na década de 1980.


Como você poderia imaginar, uma invenção desse tipo poderia valer uma fortuna, e foi justamente isso o que o inventor parece ter pensado...

O problema é que, segundo reportagens da época, Maurice nunca vendeu nem revelou sua fórmula, e teria exigido altas somas de dinheiro, participações nos lucros, e controle acionário de 51% para licenciar a fabricação do material, o que nunca aconteceu.


Nenhuma empresa aceitou as exigências de Ward, e ele permaneceu guardando o segredo do Starlite até sua morte em 2011.

Em algumas entrevistas que deu, o inventor revelou que só ele e mais um familiar (que ele não identificou) conhecia a fórmula secreta, e agora as esperanças dos muitos interessados em fabricar o material se concentram em tentar encontrar essa pessoa, caso ela realmente exista e ainda esteja viva...

Será que eles conseguem? Pelo bem da ciência e da inovação tecnológica esperamos que sim!





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários