Inteligência Artificial descobre segredo de mais de 600 anos


Inteligência Artificial descobre segredo de mais de 200 anos - Capa

Um enigma com mais de 600 anos e 204 páginas assombra estudiosos há mais de um século. Trata-se do Manuscrito Voynich (do qual já falamos em uma matéria anterior), que ganhou esse nome depois de ser descoberto pelo livreiro Wilfrid Voynich em 1912.

O velho manuscrito foi encontrado na Itália, em uma biblioteca que pertencia à ordem religiosa Jesuíta, e desde então especialistas e estudiosos do mundo inteiro tentaram traduzi-lo.




Inúmeras teorias surgiram, mas nunca ninguém conseguiu de fato desvendar o código secreto do velho livro codificado e assim seu enigma se mantém até hoje...

Agora, na tentativa de compreender um pouco mais sobre o antigo manuscrito, os pesquisadores Greg Kondrak e Bradley Hauer resolveram submeter os antigos escritos a um computador com inteligência artificial programado para identificar mais de 400 padrões linguísticos.

Manuscrito Voynich - Img 1

Eles acreditavam que o computador poderia encontrar similaridades e congruências quando o texto fosse submetido a uma detalhada análise baseada em um vasto banco de dados que, com sorte, poderia revelar que tipo de linguagem teria sido usada na formulação do código secreto do manuscrito.

E não é que eles conseguiram revelar parcialmente o mistério?

Bem, dissemos "parcialmente" porque afinal de contas, eles não conseguiram traduzir nada do texto, mas pelo menos conseguiram descobrir que o código secreto utilizado no manuscrito deriva da linguagem hebraica.

Manuscrito Voynich - Img 2

Agora, com essa nova descoberta, podemos começar a tentar decifrar o código secreto que o autor do manuscrito usou, e quem sabe poderemos compreende-lo em breve.

E nós esperamos que seja algo bem importante, que faça valer a pena todos esses anos de curiosidade e esforços, não é mesmo?





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. O cabeçalho da postagem difere do conteúdo. Péssimo! !!
    Nada esclarecedor.

    ResponderExcluir
  2. Dá pra fazer matéria séria sem apelar pra clickbait, certo? Vergonha na cara não dói.

    ResponderExcluir

Postar um comentário