As famosas Linhas de Nazca são geoglifos históricos milenares, construídos entre 300 a.C. e 800 d.C.
Os traços formam grandes figuras como imagens de animais, elementos da natureza, árvores e flores que podem ser vistas apenas de um ponto de vista elevado, como quando passamos de avião por cima do deserto.
De fato esse sítio arqueológico é tão importante que desde 1994 ele é considerado um patrimônio mundial pela UNESCO, sendo um dos locais mai procurados por turistas no Peru.
Como você poderia imaginar, esse local histórico está relativamente protegido, sendo proibido o acesso de veículos e até de pessoas a pé. Exceções a turistas e pesquisadores são feitas raramente, mas apenas com o uso de calçados especiais que não danificam as linhas.
Normalmente as visitas de turistas são feitas apenas de avião, e a região é bem sinalizada pelo governo peruano. Multas altas (equivalentes a mais de R$4 mil Reais) são aplicadas em caso de qualquer descumprimento das regras.
O problema é que um motorista de caminhão simplesmente não viu (ou ignorou) a sinalização e saiu dirigindo seu veículo pesado sobre as linhas históricas de Nazca, danificando cerca de 100 metros dos inestimáveis geoglifos.
Segundo as autoridades do Ministério da Cultura do Peru, uma inspeção mostrou que o caminhão deixou marcas profundas que afetaram a superfície do local, danificando também três geoglifos de linhas retas gigantes.
Já o motorista trapalhão acabou sendo localizado e pode ser obrigado a pagar multas altíssimas, ou até ser condenado a prisão.
Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Comentários
Postar um comentário