Caminhão estraga Linhas de Nazca no Peru


Caminhão estraga Linhas de Nazca no Peru - Capa

As famosas Linhas de Nazca são geoglifos históricos milenares, construídos entre 300 a.C. e 800 d.C.

Os traços formam grandes figuras como imagens de animais, elementos da natureza, árvores e flores que podem ser vistas apenas de um ponto de vista elevado, como quando passamos de avião por cima do deserto.




De fato esse sítio arqueológico é tão importante que desde 1994 ele é considerado um patrimônio mundial pela UNESCO, sendo um dos locais mai procurados por turistas no Peru.

Como você poderia imaginar, esse local histórico está relativamente protegido, sendo proibido o acesso de veículos e até de pessoas a pé. Exceções a turistas e pesquisadores são feitas raramente, mas apenas com o uso de calçados especiais que não danificam as linhas.

Caminhão estraga Linhas de Nazca no Peru - Capa

Normalmente as visitas de turistas são feitas apenas de avião, e a região é bem sinalizada pelo governo peruano. Multas altas (equivalentes a mais de R$4 mil Reais) são aplicadas em caso de qualquer descumprimento das regras.

O problema é que um motorista de caminhão simplesmente não viu (ou ignorou) a sinalização e saiu dirigindo seu veículo pesado sobre as linhas históricas de Nazca, danificando cerca de 100 metros dos inestimáveis geoglifos.

Caminhão estraga Linhas de Nazca no Peru - Capa

Segundo as autoridades do Ministério da Cultura do Peru, uma inspeção mostrou que o caminhão deixou marcas profundas que afetaram a superfície do local, danificando também três geoglifos de linhas retas gigantes.

Já o motorista trapalhão acabou sendo localizado e pode ser obrigado a pagar multas altíssimas, ou até ser condenado a prisão.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários