Enigma do Ártico - Nem a NASA sabe o que são os misteriosos círculos no gelo


Enigma do Ártico - Nem a NASA sabe o que são os misteriosos círculos no gelo - Capa

Algum tempo atrás algumas imagens de satélite revelaram estranhas marcas circulares nas proximidades do Mar de Beaufort e em diversas outras regiões do Ártico, e desde então cientistas de todo o mundo tentam entender o que elas são afinal.




Mesmo depois de vários anos de estudos nem a NASA ainda conseguiu uma boa explicação para as bizarras formações do Ártico, que permanecem um mistério que ainda confunde cientistas e agências de pesquisa por todo o planeta.

Misteriosos buracos gelo Ártico
Foto John Sonntag/Operação Icebridge

As curiosas marcas foram fotografadas recentemente de dentro de um avião P-3 da NASA pelo cientista John Sonntag, que afirmou sempre se surpreender com esquisitices diversas quando explora a região.

Os inexplicáveis círculos no gelo foram avistados próximo ao rio Mackenzie, e às vezes eles aparecem acompanhados de buracos na superfície congelada.

Misteriosos buracos gelo Ártico 2
Foto John Sonntag/Operação Icebridge

A estranha descoberta continua intrigando os cientistas, que ainda não conseguiram dar nenhuma resposta definitiva para a questão, mas a comunidade científica acredita que o estranho fenômeno pode ser explicado de diversas formas, como por exemplo:
  1. Alguns pesquisadores especulam que as marcas podem ter sido criadas a partir do acúmulo de água em determinados pontos. "O gelo nessas marcas é provavelmente fino, macio, inconsistente e um tanto maleável, como podemos deduzir pelas ‘quase ondas’ formadas em frente aos buracos", afirmou um especialista em geofísica da faculdade Britannia Royal Naval College, no Reino Unido;
  2. Outra possível explicação é que as formações poderiam ser criadas por animais da região, como focas por exemplo, que utilizariam tais buracos para respirar na superfície. Nesse caso os inexplicáveis círculos maiores que rodeiam os buracos poderiam ser apenas poças de água gelada deixadas pelos animais quando eles emergem até a superfície;
  3. E mesmo que nenhuma das opções acima se confirmem, antes de acreditarmos em qualquer explicação mais fantástica devemos considerar que tudo não passa de algum fenômeno natural que a ciência ainda desconhece.
Nenhuma das hipóteses acima ainda foram confirmadas, e o mistério acabou gerando várias teorias de conspiração e muitas outras explicações fantásticas e até sensacionalistas (geralmente envolvendo ETs, claro...), mas as melhores apostas para entendermos o que está acontecendo na região do Ártico deve vir da ciência mesmo.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Mais uma causa do aquecimento global
    O gelo deve estar muito fino, o que causa esses buracos

    ResponderExcluir

Postar um comentário