Helicóptero marciano - 'Marscopter' da NASA promete revolucionar explorações em Marte


Helicóptero marciano - 'Marscopter' da NASA promete revolucionar explorações em Marte

Marte é bem menor do que a Terra, mas se descontarmos todos nossos oceanos, O Planeta Vermelho tem uma extensão territorial maior do que a do nosso próprio planeta com cerca de 100 milhões de quilômetros quadrados a mais.




Agora imagine explorar tudo isso com sondas terrestres que se movem a bem menos de 1 Km/h (Mais exatamente 0,14 km/h)...

Helicóptero marciano - 'Marscopter' da NASA - Img 1

Para resolver essa questão a NASA está planejando uma missão bem mais eficiente, que possa cobrir grandes distâncias, e seu plano é enviar um pequeno helicóptero para Marte.

Mas não se engane: embora isso pareça bem simples, trata-se de um imenso desafio, que apresenta alguns problemas bem complicados:

  • Enviar qualquer coisa pra Marte é extremamente caro, e portanto o tal helicóptero deve ser o mais leve possível - A NASA pretende resolver esse problema criando um pequeno helicóptero pesando cerca de apenas 4 quilos;
  • A atmosfera de Marte é mais rarefeita do que nas maiores altitudes da Terra, onde nenhum helicóptero consegue voar - a solução então é que o pequeno helicóptero consiga girar suas hélices cerca de 10 vezes mais rápido, e isso cria um problema adicional: o grande gasto de energia;
  • Controlar remotamente um drone com atraso de aproximadamente 8 minutos (que é o tempo que qualquer sinal leva pra chegar ou voltar do Planeta Vermelho). E se contarmos que a imagem que a sonda estiver enviando agora leva 8 minutos para chegar aqui e depois nosso comando mais 8 minutos para chegar lá, estamos dobrando o tempo para 16 minutos, no mínimo! - por isso que o helicóptero marciano terá de ser autônomo, contando com algum tipo de inteligência artificial avançada que possa navegá-lo com um mínimo de intervenção dos controladores da missão que estarão aqui na Terra.

Mesmo diante de todos esses problemas, a agência espacial norte-americana acredita que conseguirá enviar seu pequeno helicóptero para Marte até 2021.

Ele deverá procurar zonas de pouso na superfície, buscar sinais de vida e potenciais perigos que ameacem futuras explorações tripuladas, além de ajudar na pesquisa geológica que está sendo feita pelas sondas CuriosityOpportunity.






Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários