As enormes estátuas espalhadas por toda a Ilha de Páscoa sempre intrigaram o mundo, e embora inúmeros estudos tenham sido feitos, muitos detalhes sobre elas ainda são um mistério.
Mais do que fazer estátuas gigantes, os construtores Rapa Nui ainda conseguiam ir além: depois de prontas e já colocadas em pé, os monumentos ainda recebiam chapéus vermelhos (conhecidos como pukao) com cerca de 2 metros de diâmetro que pesavam cerca de 12 toneladas!
É justamente essa parte ainda mais complicada dos chapéus que cientistas da Universidade Binghamton, nos EUA, liderados pelo antropólogo Carl Lipo acreditam ter resolvido.
Segundo seu estudo os 'Pukaos' teriam sido erguidos por um sistema similar ao 'parbuckling', com a ajuda de rampas de madeira. Funciona mais ou menos conforme mostrado na ilustração abaixo:
Usando esse sistema os cientistas acreditam que não seriam necessárias mais do que 15 ou 20 homens para realizar o serviço.
Se você ainda ficou em dúvida sobre o tal parbuckling, um vídeo do Youtube pode ajudar a entender como o sistema funciona.
Os cientistas alegam que muitas evidências nas pedras do local corroboram sua teoria, como marcas em estátuas e em diversos chapéus, que são condizentes com essa técnica e indicam que esse foi o sistema utilizado.
Em meio a tantas teorias de conspiração é bom saber que, ao menos, temos agora uma boa explicação científica para esse mistério milenar dos Moais da Ilha de Páscoa.
Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Comentários
Postar um comentário