Lua pode ter sido habitável afirma um recente (e polêmico) estudo


Lua pode ter sido habitável afirma um recente e polêmico estudo - Capa

Dirk Schulze-Makuch, da Universidade Técnica de Berlim, e Ian Crawford, da Universidade Birkbeck de Londres publicaram recentemente no periódico Astrobiology um artigo onde apresentam a possibilidade de que a Lua já tenha sido habitável no passado.




Eles não basearam sua teoria em novos estudos, mas sim no conjunto de todo o conhecimento que já reunimos sobre a Lua até agora, e afirmam que muitas pesquisas mostram que nosso satélite natural é mais úmido do que se pensava anteriormente, de forma que fica em aberto a chance de já ter havido condições necessárias para a vida no passado.

Os especialistas dizem que logo após a colisão que formou a lua há 4,5 bilhões de anos, um período de ativo vulcanismo poderia ter permitido a formação de uma fina atmosfera lunar que teria durado dezenas de milhões de anos.

Lua pode ter sido habitável afirma um recente e polêmico estudo - Img 1

Nesse período talvez tenha existido também água na Lua e, de acordo com os cientistas, esses milhões de anos podem ter propiciado o surgimento de algum tipo de vida na Lua ou mesmo a sobrevivência de qualquer tipo de vida que tenha chagado lá através de asteroides, por exemplo.

Alguns cientistas acreditam que até os dias atuais possa existir água na Lua, como consta em artigo publicado pelo site Galeria do Meteorito.

Os pesquisadores enfatizam que, obviamente, a possível habitabilidade da Lua dependeria de muitos outros fatores além da presença de uma atmosfera considerável e de água líquida, mas que as evidências de todas as condições favoráveis podem ter sido destruídas ao longo do tempo pelos impactos e pelos ventos solares, e por isso esses sinais nunca foram descobertos.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários