Água pode ser mais comum em exoplanetas do que se pensava - chance de vida extraterrestre aumentou


Água pode ser mais comum no Universo do que se pensava

Uma nova análise de dados reunidos pelas missões Kepler e Gaia revelam algo surpreendente, que pode revolucionar a ciência: grande parte dos exoplanetas já descobertos podem conter até 50% de água em suas massas (vale lembrar que na Terra a proporção é de 0,02% de água).




O Dr. Li Zeng, da Universidade de Harvard e chefe de pesquisas do estudo em questão, afirmou que baseou seus resultados em um novo modelo que relaciona a massa e o raio dos planetas.

Segundo seus cálculos, os exoplanetas com raio de aproximadamente 1,5 vez o raio da Terra e cinco vezes sua massa tendem a ser planetas rochosos, enquanto planetas com raio de 2,5 vezes o raio da Terra e massa em torno de 10 vezes a do nosso planeta são provavelmente mundos da água.

"Nossos dados mostram que cerca de 35% de todos os exoplanetas maiores que a Terra já conhecidos devem ser ricos em água. Esses mundos de água provavelmente se formaram de maneira semelhante aos gigantescos núcleos planetários, como Júpiter, Saturno, Urano e Netuno”, afirmou o Dr. Zeng.

Água pode ser mais comum em exoplanetas do que se pensava - Img 1

A má notícia é que, embora possam conter muito mais água que a Terra, a maioria desses exoplanetas possuem temperaturas entre 200 e 500 graus, o que formaria nuvens de vapor misturadas a outros elementos. Já abaixo da superfície a água deve estar escondida ou inacessível, bem diferente da Terra onde o líquido é facilmente encontrado em diversos estados.

Mesmo assim os cientistas estão animados com a nova descoberta, afinal saber que a água não é tão rara em outros planetas aumenta a possibilidade de vida alienígena e significa que poderemos explorar locais até então considerados improváveis de abrigarem vida como conhecemos..





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários