Misterioso sinal de rádio do espaço profundo é detectado e intriga cientistas


Misterioso sinal de rádio do espaço profundo é detectado e intriga cientistas

Um sinal de rádio misterioso, com muita energia, vindo dos confins do Espaço intrigou cientistas pelo mundo todo.

A descoberta foi feita por pesquisadores do 'Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment', no Canadá, através de um telescópio localizado na Colúmbia Britânica.




O sinal, nomeado com a sigla 'FRB 180725A', faz parte de um conjunto de mais de 30 Rajadas Rápidas de Rádio (FRB - Fast Radio Bursts na sigla em inglês) que já foram detectadas ao longo dos 10 últimos dez anos.

Este sinal foi considerado raro porque foi detectado em tempo real, ao contrário da maioria das rajadas que são detectadas tardiamente através de registros astronômicos.

FRB - Fast Radio Burst explanation
Gráfico mostra a lógica de como uma Rajada Rápida de Rádio (FRB em inglês) acontece no Universo

Desde que os primeiros sinais desse tipo foram descobertos em 2007, eles se tornaram um dos sinais mais intrigantes do Universo, pois são muito fortes, desaparecem com muita rapidez e já foram detectados por vários telescópios ao redor do mundo.

Os especialistas ainda não conseguiram determinar como esse sinal chegou até aqui e de onde ele veio, mas já se sabe que este sinal está entre a freqüência de 400 e 800 MHz, sendo o mais profundo e baixo de todos os sinais desse tipo já registrados.

Gráfico FRB 180725A
Registro da FRB180725A compartilhado nas redes sociais pela equipe responsável pela descoberta

Essas enigmáticas explosões ainda são um fenômeno parcialmente incompreendido, e os cientistas acreditam que elas podem ser a chave para revelar algumas atividades extremas que acontecem a bilhões de anos-luz de distância.

Diante de tanto mistério, muitas especulações surgiram, e vários especialistas levantam inúmeras teorias para explicar essas rajadas de sinais de rádio. Como exemplo, esses sinais poderiam vir:

  • de uma enorme estrela desconhecida;
  • de algum buraco negro;
  • de uma galáxia anã a mais de 3 bilhões de anos-luz de distância;
  • de dentro de nossa própria galáxia;
  • de uma fonte artificial criada por tecnologia avançada de alguma civilização alienígena.


De qualquer forma ainda teremos de aguardar até que novos estudos esclareçam de uma vez por todas a origem dessas FRBs misteriosas. E quem sabe, no final a resposta pode ser mais simples do que poderíamos imaginar.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários