Mineral desconhecido mais duro que diamante é encontrado em meteorito


Mineral desconhecido mais duro que diamante é encontrado em meteorito

Cientistas da Universidade Federal do Ural (UrFU), na Rússia, identificaram um novo tipo de mineral novinho em folha, que nunca havia sido descoberto na natureza e chegou até nosso planeta diretamente do Espaço, através de um meteorito.




A revelação foi feita na 81ª Reunião Anual da 'The Meteoritical Society' de 2018, que classificou o novo tipo de metal como uma variação de nitreto de vanádio associado a sulfetos, schreibersite e magnetite.

Os pesquisadores estavam, na verdade, tentando encontrar vestígios de ouro no meteorito, quando se depararam com o novo mineral. Ele foi oficialmente registrado como 'Uuakitite', e sua característica mais marcante até o momento é sua dureza, que supera a do diamante.

Mineral desconhecido mais duro que diamante é encontrado em meteorito - Image Meteorite results

Viktor Grokhovsky, um dos responsáveis pela pesquisa, explicou que para provar a descoberta de um novo mineral é preciso obter dados sobre sua estrutura cristalina, mas como a quantidade desse novo material no meteorito era muito pequena (entre 1 a 5 mícrons) foi impossível resolver este problema pelo método tradicional de análise por raios-x.

A estrutura acabou sendo estudada em um equipamento do Centro Científico e Educacional de Nanomateriais e Nanotecnologias da UrFU, usando difração de elétrons.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários