Encontrado desenho mais antigo do mundo em uma caverna na África do Sul


Encontrado desenho mais antigo do mundo em uma caverna na África do Sul - Capa

Cientistas da Universidade de Bergen, na Noruega, confirmaram a descoberta do desenho mais antigo do mundo na caverna 'Blombos', localizada na África do Sul.

A equipe liderada pelo professor Christopher Henshilwood conseguiu datar sua descoberta, confirmando que ela tem mais de 70 mil anos.

Segundo os especialistas, a caverna Blombos parece ter servido de acampamento temporário de caçadores-coletores da Idade da pedra, que podem ter usado o local como abrigo por cerca de 2 semanas.




O desenho consiste em um tipo de cruz composta de 6 linhas que cruzam outras 3 linhas em um bloco de silício. O desenho parece ter sido muito maior, já que as linhas terminam abruptamente, sugerindo que ele deveria ser muito mais complexo.

O time de especialistas acredita que o desenho tenha sido feito com um lápis ocre que devia ter uma ponta entre 1 e 3 milímetros.

"É com certeza um desenho abstrato e quase certamente representava algum significado para quem o criou", disse o professor Henshilwood em entrevistas. "Isso evidencia a habilidade dos primeiros humanos de registrarem informações fora do cérebro humano".

Encontrado desenho mais antigo do mundo em uma caverna na África do Sul - Img

A caverna é um achado incrível, e contém peças antigas datando entre 70 e 100 mil anos de idade, incluindo um "kit de ferramentas" com duas capsulas cheias de substâncias ricas em ocre que eram usadas em pinturas, mostrando que nossos ancestrais já registravam sua existência através de desenhos cerca de 100 mil anos atrás.

Outras descobertas na caverna Blombos também mostraram que os humanos da época produziam tinta e usavam pincéis para registrar desenhos abstratos.

"A descoberta demonstra que o desenho era parte do repertório comportamental de populações dos primeiros Homo sapiens no sul da África," escreveu o professor Henshilwood. "Isso demonstra sua habilidade para aplicar grafismos similares em diversas mídias usando várias técnicas diferentes."





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários