Invenção de mosca robótica que voa de verdade surpreende especialistas


Invenção de mosca robótica que voa de verdade surpreende especialistas - Capa

Com a evolução da tecnologia as invenções ficam cada vez mais complexas, mas agora uma equipe de cientistas da Universidade Delft, na Holanda, simplesmente conseguiu ir bem além daquilo que já conhecíamos em matéria de robótica.




Eles criaram um robô-mosca inédito, que voa perfeitamente como se fosse um inseto de verdade, e pode atingir acelerações de até 25 km/h.

Graças a suas asas duplas, que imitam as das moscas de verdade, o pequeno robô pode pairar no ar, mudar de direção rapidamente e até fazer acrobacias até então inéditas, como dar giros de 360º, simulando com muita fidelidade o movimento de moscas de verdade.

Invenção de mosca robótica que voa de verdade surpreende especialistas - Img

Segundo os cientistas, muitos robôs que imitavam insetos já tinham sido criados, porém todos eles tinham caudas que auxiliavam em seu voo.  Esse robô-mosca é o primeiro que usa movimentos complexos de suas próprias asas para se manter no ar e também para manobrar livremente, o que garante agilidade idêntica ao voo de moscas reais.

Essa mosca robótica pode carregar uma micro-câmera e ser controlada remotamente, o que evidencia sua vocação para espionagem ou para auxiliar em resgates em locais de difícil acesso.

Por enquanto o pequeno robô voador pode funcionar por apenas 5 minutos, o que garante um voo de cerca de 1 quilômetro, mas os cientistas garantem que, com alguns implementos e novas tecnologias poderão aumentar muito sua autonomia.







Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários