Nariz e orelhas continuam crescendo a vida toda - verdade ou mito?


Nariz e orelhas continuam crescendo a vida toda - verdade ou mito - Capa

Com certeza você já deve ter ouvido essa história sobre o nariz e as orelhas crescerem sem parar por toda a vida. Isso se tornou tão popular que é uma daquelas "verdades" que já parecem absolutas...




A razão por trás desse crescimento contínuo do nariz e das orelhas seria pelo fato dessas partes serem compostas por cartilagem, o único tecido conjuntivo que cresce a vida toda, mas será que é isso mesmo?...

Bem, de fato isso é verdade, mas esse crescimento da cartilagem elástica é muito pequeno após os 18 anos, então esse processo seria imperceptível e não causaria o aumento dessas partes.

Segundo um estudo publicado na revista científica 'The Laryngoscope', essa história de nariz e orelhas crescerem sem parar pelo resto da vida não é verdade, e tudo não passa de uma incrível coincidência!


Acontece que, de acordo com a ciência, com a idade nosso corpo vai perdendo colágeno, elastina e gordura, tornando a pele mais flácida. A gravidade do nosso planeta faz o resto do trabalho, puxando tudo para baixo e dando a impressão que essas partes crescem descontroladamente.

E segundo os cientistas, um outro fator maximiza esse efeito, já que com a idade nosso rosto vai ficando mais "murcho", e essas partes proeminentes se destacam ainda mais, dando a impressão que ficam bem maiores.

Resumindo é o seguinte: essas partes realmente crescem sem parar, mas o crescimento é muito pequeno, então isso não faz nossas orelhas e nariz perceptivelmente maiores. O que dá essa impressão é que essas partes vão ficando menos resistentes e "caem" devido a gravidade, maximizando esse efeito com o resto de nosso rosto que perde volume.

Nosso corpo começa a perder colágeno e elastina a partir dos 35 anos, o que causa o alongamento de algumas partes de nosso corpo na média de 0,22 milimetro por ano.

E repare que esse cálculo é tão preciso que médicos forenses usam essa equação em investigações para determinar a idade de pessoas mortas não identificadas!





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários