Buraco Negro Estranho e super-quente dispara jatos de energia quase na velocidade da luz


Buraco Negro Estranho e super-quente dispara jatos de energia quase na velocidade da luz

Cerca de 40 anos atrás pesquisadores descobriram uma esquisitice cósmica, um objeto dentro da Via Láctea, localizado a 15.000 anos luz de distância de nosso planeta, que se parecia com um pequeno quasar (objeto astronômico poderosamente energético com um núcleo galáctico ativo e com tamanho maior que o de uma estrela, porém menor do que o mínimo para ser considerado uma galáxia).




Esse micro-quasar foi chamado de SS 433, e vem sendo estudado desde então. Agora, pesquisadores puderam estimar que ele lança jatos de material energético a cerca de um terço da velocidade da luz, ou seja, milhares de vezes mais rápido do que conseguimos simular em nossos aceleradores de partículas mais modernos.

Quasar - Imagem

"SS 433 é um sistema estelar incomum, e a cada ano algo novo surge sobre ele. Essas novas medidas de raios gama de alta energia remontam 40 anos de medições de um dos objetos mais estranhos da Via Láctea. Cada observação nos fornece diferentes peças desse quebra-cabeças, e nós esperamos usar nosso conhecimento para entender todos os tipos de quasares" disse o co-autor do estudo Segev BenZvi, da Universidade de Rochester.

Hawc Observatory - Jordan Goodman University of Maryland
Observatório Hawc foto: Jordan Goodman University of Maryland

Os dados foram obtidos através do Observatório Hawc (High-Altitude Water Cherenkov Gamma-Ray Observatory, ou observatório de alta altitude de observação de raios gama Cherenkov em tradução livre), que não utiliza telescópios, mas sim um sistema de 300 tanques de água que detectam partículas que se movem em altas velocidades e que, quando atingem a água, emitem a chamada radiação Cherenkov que é medida detalhadamente pelos sensores do sistema.

As descobertas foram publicadas na revista 'Nature', e agora os cientistas esperam que as novas informações possam levar a surpreendentes descobertas sobre esses misteriosos objetos que, de acordo com os cientistas, são incomuns, porém existem em quantidades significativas no Universo.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários