Navio mais antigo do mundo é encontrado no Mar Negro


Navio mais antigo do mundo é encontrado no Mar Negro - Capa

Uma das mais importantes descobertas da arqueologia marítima foi feita por uma equipe de pesquisadores do projeto Arqueologia Marítima do Mar Negro.




Trata-se de um antigo navio que foi localizado na região do Mar Negro, próximo da costa da Bulgária e da Turquia. A descoberta foi datada por carbono pela Universidade de Southampton, no Reino Unido.

A equipe de cientistas encontrou o navio em ótimas condições, e foi possível identificar várias partes da embarcação, como por exemplo seu mastro, o leme e os bancos usados pelos marinheiros que remavam.

Navio mais antigo do mundo é encontrado no Mar Negro - Img 1

Com 23 metros de comprimento, o navio teria sido construído pelos antigos gregos no auge de sua época e, provavelmente, tenha sido usado como navio mercante.

O estilo do navio coincide perfeitamente com a gravura de um antigo vaso que faz parte do acervo do Museu Britânico, em Londres, no Reino Unido, que retrata uma cena da Odisseia, obra clássica atribuída ao escritor Homero.

Vaso com gravura de Navio Grego do Museu Britânico

Também graças a isso, o contexto histórico da embarcação pode ser definido com ainda mais clareza, aumentando as chances de compreender melhor a história da região que se confunde com mitos e contos diversos.

Segundo os cientistas, a preservação do navio só foi possível graças ao pouco oxigênio das grandes profundidades, já que a embarcação foi encontrada a cerca de 2Km de abaixo da superfície.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

Postar um comentário