Por que os homens têm mamilos?


Por que os homens têm mamilos - Capa

Coisas de utilidade questionável não são novidade, e aqui mesmo em nosso site já tivemos vários exemplos de criações que não parecem ter muita utilidade prática...

Mas o que dizer dos mamilos masculinos? Não é por acaso que todo ano o Google registra cerca de 22 mil pesquisas do tipo: "Por que os homens têm mamilos?".




Desde de Darwin esse enigma intriga muitos cientistas, que tentam entender, por exemplo, por que a evolução não fez desaparecer os mamilos masculinos.

Mas calma! Os cientistas têm sim uma ótima explicação para esse aparente mistério: tudo se resume ao desenvolvimento embrionário no útero, logo nas primeiras semanas após a concepção.

Acontece que o embrião masculino e feminino iniciam sua existência exatamente da mesma forma, e os órgãos reprodutivos do feto só começam a se desenvolver a partir da 7 semana de gestação, quando começa a se definir o sexo do bebê.

Cientistas descobriram que isso acontece por causa do gene conhecido como 'SRY', que é como um "manual de instruções" para a produção da proteína Y, que é a responsável por gerar a testosterona que desenvolve as características biológicas dos bebês do sexo masculino.

Mamilos masculinos

Ou seja, até a 7ª semana o feto não têm sexo, e só lá pela 9ª semana o gene SRY entra em ação e começa a gerar os traços masculinos, como os testículos, mas aí já é tarde demais e os mamilos já estão lá.

De acordo com os cientistas, os mamilos masculinos são, em geral, menores que os mamilos femininos, justamente por que seu desenvolvimento acaba cessando logo que os hormônios masculinos começam a entrar em ação.

Tudo isso, porém, não explica por que os homens mantiveram uma parte do corpo aparentemente inútil biologicamente... afinal, por que os homens não evoluíram para ficar sem mamilos?

A explicação mais provável, segundo os especialistas, é que assim como os dentes do siso e o apêndice, os mamilos masculinos não são prejudiciais, portanto, removê-los não é uma prioridade, em termos evolutivos.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários