Sabotagem na Estação Espacial Internacional? Americanos e russos se desentendem depois de incidente no Espaço


Sabotagem na Estação Espacial Internacional - Americanos e russos se desentendem depois de incidente no Espaço - Capa

Um pequeno buraco de cerca de 2 milímetros está sendo responsável por um grande desentendimento entre dois gigantes da Era Espacial.

A NASA (Agência Espacial Americana) e a Roscosmos (agência espacial Russa) protagonizam uma situação que lembra muito a época da 'Guerra Fria', quando qualquer pequeno incidente podia gerar uma situação - no mínimo - preocupante.




Tudo começou com uma leitura de queda de pressão em um módulo russo acoplado na ISS em agosto de 2018. Depois de algumas investigações, cosmonautas encontraram um pequeno buraco, de cerca de apenas 2 milímetros, que seria o responsável pelo vazamento de ar no módulo Soyuz.

O conserto do buraco acabou acontecendo em seguida, e no dia 11 de dezembro, conforme noticiou o site 'Galeria do Meteorito', cosmonautas passaram quase 8 horas do lado de fora da ISS em uma caminhada espacial a fim de investigar o buraco pelo lado de fora.

Inicialmente foi dito que o tal buraco teria sido causado por algum micro-meteorito que poderia ter atingido a parede do módulo, mas depois a história mudou...

Conserto Buraco Soyus ISS

O problema é que a Rússia ainda não está convencida de que o buraco na estação espacial foi acidental... Segundo várias agências de notícias, a Roscosmos está empenhada em descobrir se o buraco foi causado intencionalmente, em um ato de sabotagem.

Durante a caminhada espacial de mais de 7 horas os russos recolheram amostras de materiais ao redor do furo, que poderiam evidenciar a sabotagem, o que aumentou ainda mais a tensão entre as duas agências espaciais.

Conserto Buraco Soyus ISS Cosmonautas

Dmitry Rogozin, diretor-geral da Roscosmos, já descartou a possibilidade do acidente ter sido causado por um meteorito, e afirmou em entrevistas que considera uma "questão de honra" descobrir quem foi o responsável pelo vazamento.

Já a NASA, em recente comunicado, afirmou que nada indica que "o buraco tenha sido criado intencionalmente".

Enquanto isso aqui na Terra, só nos resta aguardar os resultados da investigação, e esperar que esses dois gigantes da exploração espacial voltem a se entender, para não ser colocada em risco toda a parceria EUA-Rússia que é tão importante...





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários