Doença do "cervo zumbi" pode infectar humanos, alertam especialistas


Doença do cervo zumbi pode infectar humanos, alertam especialistas - Capa

Alguns filmes catástrofe sobre zumbis já mostraram essa história: uma doença misteriosa começa a infectar alguns animais, vai se espalhando e depois contagia os seres humanos, quase acabado com nossa civilização...




Mas como seria se algo assim acontecesse na vida real? Bem, isso nós não sabemos, mas já tem muita gente preocupada com o surto de uma doença ainda pouco conhecida, que faz com que alguns cervos comecem a se comportar e ter a aparência de zumbis, tanto que já está sendo chamada de "Doença do Cervo Zumbi".

A enfermidade, chamada formalmente pelos cientistas de 'Doença Debilitante Crônica (CWD, na sigla em inglês), ocorre principalmente nos estados de Wisconsin e Minnesota, nos EUA, e faz com que os cervos se tornem violentos, ataquem pessoas, andem tropeçando pelas florestas, às vezes babando, e fiquem muito magros, com aspecto de zumbis mesmo.

Doença do cervo zumbi - Img 1

O que se sabe até agora é que ela é causada por príons – proteínas que se tornam infecciosas, e os cientistas ainda não compreenderam como isso acontece, já que, ao contrário de vírus e bactérias, os príons não possuem DNA ou RNA.

Alguns pesquisadores afirmaram que essa doença misteriosa se parece um pouco com a doença da "vaca louca" (encefalopatia espongiforme bovina - EEB), que acabou contaminando muitos humanos em décadas passadas, e por isso temem que a "doença do cervo zumbi" possa se espalhar de alguma forma.

Segundo os pesquisadores, ainda não houve conclusão sobre a contaminação de humanos, mas surgiram casos de caçadores que comeram carne contaminada de cervos e desenvolveram sintomas que se assemelham a doença de Creutzfeldt-Jakob, que causa degeneração do cérebro e morte.

Doença do cervo zumbi - Img 2

Os cientistas ainda não confirmaram se a infecção dos cervos já afetam os humanos ou se seria apenas a doença de Creutzfeldt-Jakob mesmo.

Encontrada pela primeira vez em cervos de cativeiro no final da década de 1960 no Estado do Colorado, a "Doença do Cervo Zumbi" se espalhou para o Wyoming e depois se alastrou para o Centro-Oeste e o Sudoeste dos EUA, afetando espécies selvagens desde 1981.

Hoje ela se espalha por 24 estados norte-americanos, porém as taxas de infecção entre as populações de animais locais permanecem baixas. A preocupação agora é que a doença possa se espalhar entre humanos, mas isso ainda não foi confirmado.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários