Droga torna sangue humano mortal para mosquitos e reduz surto de Malária segundo nova pesquisa


Droga torna sangue humano mortal para mosquitos e reduz surto de Malária segundo nova pesquisa - Capa

Ano passado cientistas testaram um engenhoso método para enfrentar a Malária. Eles descobriram que mosquitos transmissores da doença caiam mortos assim que sugavam o sangue de alguém que tinha usado um medicamento anti-parasitas muito comum, chamado 'Ivermectin', usado contra piolho e sarna.




Agora um novo estudo científico está investigando exatamente quão eficaz seria usar esse medicamento contra a Malária, e os resultados, embora iniciais, parecem muito promissores.

Segundo noticiou o jornal médico 'The Lancet', um teste aleatório descobriu que os casos de Malária infantil podem ser reduzidos em 20% se toda a população tomasse o medicamento Ivermectin a cada 3 semanas.

"O medicamento Ivermectin reduz novos casos de Malária fazendo com que o sangue da pessoa se torne letal para os mosquitos que os piquem, matando os mosquitos e diminuindo a possibilidade deles espalharem a doença para outras pessoas". Disse o Dr. Brian D Foy, da Universidade do Estado do Colorado e  autor da pesquisa.

"Porque o Ivermectin tem um modo de ação comparado com outros inseticidas de controle anti-malária, ele poderia ser usado com outros medicamentos que  controlam a transmissão da Malária".

Malaria Ciclo

O estudo envolveu 2.700 pessoas, das quais 509 eram crianças, de 8 povoados  de Burkina Faso, um País africano, durante 18 semanas do período chuvoso de 2015 no país. Foi dada uma dose da medicação a todos os participantes, enquanto para 1.447 deles foram dadas 5 doses extras pelas próximas 3 semanas.

Os grupos que receberam as doses extras de Ivermectin mostraram redução de 20% nos casos de Malária. Os casos de crianças que não pegaram a doença mais que dobraram no grupo que recebeu as 5 doses. Os efeitos colaterais foram muito pequenos, disseram os cientistas.

Pesquisadores do mundo todo estão empolgados com a possibilidade de conseguirem evitar casos de várias outras doenças transmitidas por mosquitos usando alguma estratégia parecida, com esse medicamento ou similares.

Claro que muitas outras pesquisas são necessárias antes que se possa considerar esse tratamento como realmente eficaz. Vamos aguardar.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários