NASA revela 'borboleta' cósmica em novo berçário de estrelas


NASA revela 'borboleta' cósmica em novo berçário de estrelas - Capa

Uma foto espetacular feita pelo Telescópio Espacial Spitzer da NASA chamou a atenção da comunidade científica e também de curiosos. Ela mostra uma enorme formação de gás e poeira que foi apelidada de "Borboleta".

A estrutura foi oficialmente nomeada 'Westerhout 40' (W40), sendo mais um daqueles aglomerados famosos por gerarem novas estrelas.



Segundo a NASA, as duas "asas" da borboleta são na realidade gigantescas bolhas de gás interestelar que são lançados por estrelas mais quentes e massivas no interior da estrutura.

Segundo especialistas, a W40 é um bom exemplo dos processos envolvidos na formação de estrelas, quando a gravidade atrai o material e forma densos aglomerados que, eventualmente, acabam dando origem a novas estrelas.

Nebulosa Borboleta W40

Localizada cerca de 1.4 mil anos-luz do Sol, essa nova nebulosa compete em distância com a Nebulosa de Órion. Essas são duas das regiões mais próximas de nosso planeta que são conhecidas por permitirem o surgimento de estrelas massivas.

A imagem também revelou outro aglomerado de estrelas, que foi chamado de Serpens South (na parte superior direita de W40), onde as estrelas ainda estão encobertas pelas nuvens, mas algum dia devem se revelar como nessa "Nebulosa da Borboleta".





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários