Dragões de Comodo têm armadura de malha de ossos sob a pele revelada pela primeira vez


Dragões de Comodo têm armadura de malha de ossos sob a pele revelada pela primeira vez

Dragões de Komodo são enormes (podendo chegar a 3 metros de comprimento e 140 kg) fortes, venenosos e podem correr a velocidades assustadoras.

E repare que esse lagarto gigante nem precisava de tudo isso, já que basta uma mordida para que sua presa se contamine por sua saliva altamente infectante e morra horas depois.

Ao dragão, basta seguir pacientemente sua presa moribunda, aguardando até que ela fique debilitada o suficiente, sem defesa, tornando-se uma refeição fácil.




Mas como se não bastasse todas essas características impressionantes, agora descobrimos que eles têm mais uma "arma secreta", e nesse caso é bem secreta mesmo!

Na verdade a ciência já sabia da existência de uma proteção sob a pele dos dragões desde, pelo menos, 1920. Mas só agora essa estrutura foi mostrada por exames de tomografia de alta resolução.

Dragões de Comodo têm armadura de malha de ossos sob a pele revelada pela primeira vez

"Nós realmente nos surpreendemos. Muitos lagartos monitores também possuem essa osteoderma em forma de rede, mas esses caras têm quatro diferentes morfologias,o que é muito incomum." disse Jessica Maisano, da Universidade de Austin Texas e principal autora do novo estudo.

Os pesquisadores acreditam que a idade do animal (19 anos) teve parte importante nessa "malha de ossos", já que a ossatura de lagartos continuam a se calcificar com o tempo, tornando-se mais fortes quando envelhecem.

Tal proteção seria muito útil durante grandes batalhas entre esses gigantes em sua fase adulta.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários