Tatuagem pode contaminar sistema imunológico com metais perigosos


Tatuagem pode contaminar sistema imunológico com metais perigosos - Capa

Os gânglios linfáticos são parte fundamental do nosso sistema imunológico, mas eles podem estar sendo contaminados por metais pesados durante as tatuagens e ninguém tinha percebido até agora...

Um novo estudo publicado no 'Particle and Fiber Toxicology Journal' afirma que  foram detectadas nano-partículas de níquel e cromo nos gânglios linfáticos de pessoas tatuadas.




E ao contrário do que se poderia imaginar, a culpa não é das tintas, mas sim do desgaste da agulha da máquina de tatuar.

"Testamos cerca de 50 amostras de tinta sem encontrar essas partículas de metal e garantimos que não tivéssemos contaminado as amostras durante a preparação da amostra. Então pensamos em testar a agulha e esse foi o nosso momento 'eureka' ", acrescentou Ines Schreiver, autor e cientista correspondente do Instituto Federal de Avaliação de Riscos.

"Há mais em tatuagens do que aparenta. Não se trata apenas da limpeza da sala, da esterilização do equipamento ou mesmo dos pigmentos. Agora descobrimos que o desgaste da agulha também tem impacto no seu corpo ", explicou Hiram Castillo, um dos autores do estudo.

Tatuagem pode contaminar sistema imunológico com metais perigosos

Uma análise mais profunda mostrou que as tintas de tatuagem verde, azul e vermelha contêm um pigmento branco chamado dióxido de titânio, que pode causar maior desgaste na agulha. A tinta preta, no entanto, não contém esse pigmento e danifica pouco a agulha.

A descoberta pode ajudar a explicar por que as tatuagens podem ocasionalmente causar alergias em algumas pessoas.

Já as consequências para nossa saúde da contaminação do nosso sistema imunológico por metais pesados das agulhas de tatuagens ainda não foram satisfatoriamente estudadas e compreendidas.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários