O uso de óleo de soja aumentou muito nas últimas décadas, sendo o mais consumido no ocidente. E isso coincide com um aumento alarmante nos casos de diabetes, resistência a insulina, obesidade, dentre outros.
Agora um novo estudo indica que esse óleo também pode ser responsável por alterar nosso cérebro geneticamente, causando efeitos ainda mais profundos e incompreendidos.
A pesquisa foi liderada pela cientista Poonamjot Deol, da Universidade da Califórnia, e mostrou que outros óleos, como de coco ou milho, não revelaram resultados tão alarmantes em seus testes com cobaias.
Segundo o estudo, os genes mais afetados pelo óleo de soja seriam aqueles ligados aos níveis de oxitocina, que está relacionada a casos de depressão, esquizofrenia e Alzheimer.
Coincidência ou não, o planeta testemunhou um aumento gigantesco desses casos nas últimas décadas, desde que o óleo de soja passou a ser usado em grande escala.
Especialistas dizem que os resultados não são definitivos, e que mais pesquisas são necessárias antes de culparmos o óleo de soja por esses grandes problemas de saúde pública no mundo, mas a Dra. Poonamjot, responsável pelo estudo, disse em comunicado que "se há alguma mensagem que eu desejo passar para as pessoas é essa: reduza o consumo de óleo de soja".
Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Comentários
Postar um comentário