Inédito: Descoberto 1º animal que não precisa respirar oxigênio


Inédito - Descoberto 1º animal que não precisa respirar oxigênio - Capa

Em uma nova e inédita descoberta, uma equipe de cientistas de Tel Aviv, em Israel, descobriu um animal que não precisa respirar oxigênio para sobreviver.

O artigo publicado no PNAS descreve um parasita do tipo água-viva, que é o primeiro organismo multicelular conhecido que é perfeitamente capaz de sobreviver sem oxigênio.




E por incrível que pareça, não encontramos esse estranho ser-vivo em algum canto inóspito do mundo, e nem em outro planeta, e sim dentro de um salmão!

O nome do pequeno parasita é 'Henneguya salminicola', e ele habita o músculo de salmões, possuindo apenas cerca de dez células.

Ele faz parte da classe Myxozoa, um grupo de animais parasitas marinhos, e embora pareça um girino, está realmente mais relacionado a águas-vivas e corais.

Inédito - Descoberto 1º animal que não precisa respirar oxigênio - Img1

Esse avanço abre impensáveis possibilidades e coloca questões importantes não apenas sobre a vida na Terra, mas também sobre a possibilidade de vida em outros planetas.

Agora sabemos que o oxigênio não é um pré-requisito essencial para a vida, sendo possível que ambientes extraterrestres que antes eram descartados devido à falta de oxigênio possam estar abrigando organismos que nem sabíamos que poderiam existir.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Vidas em outros planetas q não necessitam de oxigênio, isso não é questão de estudo. é pura logica! Existem infinitas possibilidades tanto para seres vivos quantos para minerais!

    ResponderExcluir
  2. Tem os tardígrados tbm! apesar de viverem com oxigênio, podem ficar sem tbm...

    ResponderExcluir

Postar um comentário