Robôs no lugar de astronautas - Empresa Japonesa quer substituir mão de obra espacial


Robôs no lugar de astronautas - Empresa Japonesa quer substituir mão de obra espacial

A exploração espacial é um negócio arriscado, que já custou muitas vidas em diversas missões ao longo de décadas.

Mas e se pudéssemos trocar os astronautas humanos por robôs, no melhor estilo do filme 'Avatar', diminuindo drasticamente os riscos nas explorações?




Foi essa a ideia de uma startup japonesa chamada 'Gitai', que planeja testar sua ideia muito em breve em parceria com empresas como a Blue Origin e a SpaceX.

Segundo a Gitai, os riscos e os custos de arriscar pessoas nessas missões poderiam ser facilmente minimizados com o uso de equipamentos semiautônomos controlados aqui da Terra, com economia de até 90% nos projetos.

Robôs no lugar de astronautas - Img 1

Embora a ideia seja muito sedutora, ainda não temos condições práticas imediatas de fazermos essa troca de humanos por robôs. Mas os especialistas da empresa pretendem mudar isso muito em breve.

"Existe uma necessidade que pode ser atendida por esse tipo de iniciativa. Deveríamos ter a possibilidade de realizar determinadas tarefas remotamente ou deixar dispositivos com o controle total da situação" afirmou Naoko Yamazaki, taikonauta japonesa.

Ah! Caso você tenha estranhado o termo 'taikonauta', explicamos: nos EUA eles são chamados de astronautas, na Rússia cosmonautas e na Ásia taikonautas.

Robôs no lugar de astronautas - Img 2

Considerando-se os custos de se manter pessoas no Espaço, que superam centenas de milhões de dólares, a ideia da empresa parece mesmo muito promissora, já oferecendo robôs por preços em torno de 500 mil dólares.

E com o tempo e popularização, a tecnologia tende a ficar ainda mais barata, se tornando a base de todos os projetos. Parece inevitável, não é mesmo?





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários