Naves que pegam fogo no Espaço são bem comuns nos filmes, mas na vida real as coisas podem ser bem diferentes e mais complicadas. Foi exatamente por isso que a NASA resolveu fazer uma experiência radical: incendiar de propósito uma de suas naves!
Trata-se do projeto 'Saffire IV', que visa entender como o fogo se comporta no espaço. A ideia é testar purificadores de dióxido de carbono, que podem tornar as missões espaciais mais seguras no futuro.
"Queremos reunir o que aprendemos das três primeiras experiências com a Saffire e ver como as chamas se espalham e crescem em outras condições da espaçonave", disse Gary Ruff, gerente do projeto Saffire da Nasa. "Também carregamos o Saffire IV com mais equipamentos de diagnóstico para testar a eficácia de detecção de incêndios, medir a combustão e avaliar futuras tecnologias de resposta e extinção de incêndios”, acrescentou.
Enquanto os cientistas avaliam os resultados do experimento, a NASA divulgou um vídeo que mostra como foi o teste na prática. Confira:
Na experiência, a NASA usou a espaçonave de carga Cygnus, que é "descartável", sendo destruída sempre que completa sua missão de transportar diversos suprimentos para a ISS (International Space Station - Estação Espaçial Internacional).
Os próximos experimentos Saffire devem acontecer em outubro de 2020 e março de 2021.
Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Comentários
Postar um comentário