Asteroide do tamanho de um carro passou próximo da Terra em 28 de julho de 2020


Asteroide do tamanho de um carro passou próximo da Terra em 28 de julho de 2020 - Capa

Asteroides continuam sendo um grande problema para a Terra, e embora nossa capacidade de detectar objetos no Espaço esteja melhorando a cada ano, ainda é muito cedo para nos sentirmos seguros.




Sim, temos razoável eficácia na detecção de asteroides grandes, que oferecem grande perigo. E sim, estamos testando algumas tecnologias para destruir ou desviar asteroides, mas infelizmente, quando se trata de objetos menores, só conseguimos detectar uma pequeníssima parte.

E foi justamente isso o que aconteceu na manhã do dia 28 de julho, quando um asteroide do tamanho de um carro fez sua máxima aproximação com o nosso planeta.

Asteroide-2020-OY4-orbita

Ele passou a uma distância parecida com as órbitas dos satélites geoestacionários (aqueles que usamos para internet, TV, etc), a cerca de 35.000 km. Isso equivale a cerca de apenas 12% da distância da Lua. 

O asteroide 2020 OY4, que viaja a cerca de 12 km/s (cerca de 43 mil km/h) só foi detectado poucas horas antes de chegar bem perto da Terra, no dia 26 de julho de 2020.

Aliás, por ser relativamente tão pequeno, nem seria possível vê-lo a olho nu. Apenas grandes telescópios conseguem detectá-lo.

Vale mencionar que, mesmo que atingisse nosso planeta, esse asteroide não causaria grandes problemas. 


Seria algo parecido com o evento de Chelyabinsk, quando um objeto de tamanho similar atingiu a Rússia, tendo causado "apenas" uma grande onde de choque que quebrou janelas e feriu centenas de pessoas com estilhaços.

Devido a essa passagem, os cientistas conseguiram calcular sua trajetória e já sabem que o asteroide 2020 OY4 deve retornar e passar próximo da Terra novamente em julho de 2021 sem oferecer riscos.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários