No Fundo do Mar - Experiência da Microsoft com tanque debaixo d'água revela resultados



O que um tanque enorme sob o oceano e a Microsoft tem em comum? 

A primeira vista nada disso parece fazer sentido, mas sim, existe uma ótima razão: a experiência busca novas formas de climatização para data centers!

 Acontece que esse tipo de instalação, com seus incontáveis sistemas, exigem altíssimos níveis de refrigeração, para manter os equipamentos em uma temperatura adequada. 




Isso representa um gigantesco custo para as empresas de tecnologia apenas em consumo de energia para manter funcionando a climatização.

E não tem como fugir da climatização, já que altas temperaturas causam falhas e danificam equipamentos caríssimos e essenciais...

Experiência da Microsoft com tanque debaixo d'água Img 1

Então a empresa teve uma brilhante ideia: e se os data centers fossem mantidos embaixo d'água, em um local bem frio? Será que só a economia na conta de energia já não seria vantajosa?

Sim, eles descobriram que isso dá muito certo, e ainda por cima tiveram um bônus: os equipamentos apresentaram menos falhas e menor necessidade de manutenção que os equipamentos em data centers "normais"!

Experiência da Microsoft com tanque debaixo d'água Img 2


O tanque faz parte do projeto "Natick", e foi mantido sob as águas geladas da costa de Orkney, na Escócia, utilizando apenas energia eólica durante todo o tempo.

Segundo os responsáveis pelos testes, o projeto do data center submerso apresentou resultados muito melhores do que o previsto, com um índice de falhas de apenas 1/8 em comparação com equipamentos que estão em data centers em terra.

"Nós acreditamos que tem a ver com a atmosfera de nitrogênio que reduz a corrosão e é fria, e também por não haver pessoas batendo nas coisas", disse Ben Cutler líder do projeto.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários