Encontrados Fósseis de aves da época dos dinossauros em terreno de SP


Encontrados Fósseis de aves da época dos dinossauros em terreno de SP - Capa

A região de Presidente Prudente, no interior de São Paulo, ganhou destaque mundial com a descoberta de um terreno cercado de residências, que vem sendo local de grandes descobertas paleontológicas.

As escavações se revelaram tão promissoras que podem fazer da cidade uma das principais jazidas de fósseis desse tipo no Brasil.




Vale lembrar que foi exatamente nessa região do país que pesquisadores encontraram o primeiro crânio dessa antiga ave.

Essas criaturas ancestrais fazem parte do grupo 'Enantiornithes', e viveram entre 70 milhões e 80 milhões de anos atrás.

Elas tinham o tamanho aproximado de uma pomba atual, e dentes no bico, característica herdada de seus parentes dinossauros.


Presidente Prudente ainda se destacou por revelar milhares de outros fósseis de pássaros, conforme afirmou William Nava, cientista do Museu de Paleontologia de Marília, que vem atuando no sítio arqueológico desde 2004.

Segundo ele, são pelo menos três as espécies de aves ainda não descritas que foram encontradas no local. "Tudo indica que elas trocavam os dentes periodicamente, tal como os crocodilos de hoje", disse Nava em entrevista.

Encontrados Fósseis de aves da época dos dinossauros em terreno de SP - Img 2


Segundo os pesquisadores, essas aves acabaram desaparecendo há cerca 65 milhões de anos, junto com os dinossauros 

Mas devemos lembrar que os pássaros de hoje são considerados a evolução dos dinossauros, ou seja: aqueles grandalhões nunca desapareceram por completo do nosso planeta, apenas mudaram muito!

Encontrados Fósseis de aves da época dos dinossauros em terreno de SP - Img3


Especialistas afirmam que é muito raro encontrar fósseis tão antigos como os destes pássaros descobertos em Presidente Prudente, que por serem pequenos e frágeis, acabam sendo destruídos com muita facilidade.

Os cientistas querem agora descobrir como tantos exemplares dessas aves foram se concentrar em um único local. 

O terreno pertence a prefeitura da Cidade e foi tombado para garantir o futuro das investigações, o que é uma ótima notícia para a ciência





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários