Farsa Bíblica - Gigante de Cardiff intriga religiosos até hoje


Farsa Bíblica - Gigante de Cardiff intriga religiosos até hoje

Um homem encontra "sem querer" o corpo de um gigante petrificado enquanto escavava um poço em sua propriedade em 16 de outubro de 1869, em uma fazenda em Cardiff, Nova York.

Fiéis cristãos acreditam se tratar dos gigantes descritos na Bíblia, como na história de Davi contra Golias.

Milhares de peregrinos vão até a fazenda e pagam ingresso pra ver o gigante.

Enquanto isso o dono da fazenda ganha uma fortuna em pouco tempo...




Se você acho que poderia haver algo errado nessa história, acertou!

A figura petrificada nua tinha um sorriso benevolente e se parecia com uma versão gigante daqueles corpos petrificados de Pompéia, na Itália.

Farsa Bíblica - Gigante de Cardiff Img 1

E claro que tudo não passou de um grande golpe!

Tudo começou quando George Hull, um cético e ateu, teve um desentendimento com o religioso pregador metodista Reverendo Turk.

Turk acreditava que tudo na bíblia deveria ser interpretado ao pé da letra, e Hull bolou então um plano mirabolante para provar que religiosos podem ser facilmente enganados quando acreditam em qualquer coisa apenas pela força da fé...

Farsa Bíblica - Gigante de Cardiff Img 2

Hull então se deu o trabalho de comprar uma pedra de gesso em outro Estado, transportou-a de trem até NY, contratou um escultor para esculpir a estátua e até serviu de modelo pra obra!

Depois enterrou em segredo a  estátua na fazenda de seu primo William Newell, em NY. Combinou que em algum momento daria o sinal verde para ele "encontrar" a estátua. 

Assim, em 16 de outubro de 1869 seu primo contratou um pedreiro para escavar um poço, de forma que a estátua pudesse ser encontrada "acidentalmente".

Farsa Bíblica - Gigante de Cardiff Img 3

Depois disso muitos fiéis pagavam ingresso para ver o gigante bíblico, o que rendeu uma fortuna para Hull e Newell. 

Embora muitos cientistas já desconfiassem da origem da obra, muitos fiéis continuaram a creditar nela. E mesmo depois que toda a farsa foi descoberta e explicada, muitos teimaram em duvidar. 

Até hoje muita gente ainda se engana com o "Gigante de Cardiff", e de tempos em tempos ele reaparece até mesmo nas redes sociais como "prova" dos gigantes bíblicos que já existiram.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários