'Portão do Inferno' continua queimando após 50 anos e não tem data para acabar


Portão do Inferno continua queimando após 50 anos e não tem data pra acabar - Capa

A Cratera Darvaza, localizada no deserto do Turcomenistão se tornou famosa por seu incêndio que já dura 50 anos - e daí vem seu apelido de "Portão do inferno". 

Tudo começou quando os soviéticos exploraram o local nos anos 1970, procurando por petróleo e perfurando diversos locais.




A Cratera Darvaza surgiu após perfurações iniciais terem feito o solo instável ceder, criando um buraco de 70 metros de diâmetro e 20 metros de profundidade.

Quando perceberam que não encontrariam petróleo (ou que a exploração seria muito complicada), abandonaram o buraco, que estando aberto, acabou se tornando uma fonte de metano que espalhava o gás malcheiroso por toda a região.

Darvaza Crater 1


Muita gente considerava o grande volume de gás expelido continuamente como um perigo para a natureza e para os moradores da região.

Aí então alguns cientistas tiveram a ideia de incendiar o local, esperando que após algumas semanas o gás fosse todo consumido pelo fogo, acabando com os odores desagradáveis e com o risco de explosões.

Essa é uma estratégia bastante usada em incêndios controlados por exemplo, quando os bombeiros queimam a vegetação para impedir que um grande volume de material se acumule e crie um incêndio maior no futuro.

Darvaza Crater 2


Só que como podemos ver, as coisas não saíram como eles planejaram, e 50 anos depois o local ainda está em chamas e parece longe de extinguir suas reservas de gas...

Recentes estudos não puderam calcular por quanto tempo o local pode permanecer queimando.

Enquanto isso a Cratera se tornou um popular ponto turístico da região. Os "Portões do Inferno" continuam atraindo visitantes de todas as partes do mundo por 50 anos e não tem data pra acabar.






Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários