A bizarra história do Lago Assassino que matou quase 1800 pessoas


A bizarra história do Lago Assassino que matou quase 1800 pessoas

Parece até uma história de cinema, mas é realidade. O lago Nyos, localizado em Camarões, na África, já protagonizou uma cena em que se tornou um vilão bem ao estilo dos filmes mais imaginativos.  

O lago Nyos fornece água potável sendo essencial para a comunidade ao seu redor, mas poucas décadas atrás ele foi responsável pela morte repentina de quase 1800 pessoas e 3000 cabeças de gado.




Tudo aconteceu em 21 de agosto de 1986, às 21 horas, quando moradores locais se assustaram com um barulho vindo do lago. De repente, um jato de água subiu a quase 100 metros de altura, criando uma pequena tsunami que acabou liberando uma nuvem quente de gases tóxicos que se espalharam com velocidades de até 49 Km/h, matando sufocada em minutos toda a população local.


Durante algum tempo a tragédia foi um mistério, mas pouco tempo depois os cientistas descobriram o que aconteceu: o lago é rico em dióxido e monóxido de carbono, que foram acumulados por milhares de anos, devido a sua proximidade com o vulcão inativo Oku. E quando alguma atividade sísmica perturba as profundezas, esses gases podem ser liberados ameaçando toda a vizinhança.


O lago conta hoje com um sistema de dispersão de gás carbônico que diminui a possibilidade de um novo acidente, e por isso a população acabou voltando a morar na região.

Mas os cientistas sabem que sempre existe o risco da história de 1986 se repetir, e continuam monitorando o lago para evitar futuras tragédias 





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários