Tsunami no Brasil? Saiba a ameaça real do Vulcão espanhol Cumbre Vieja


Tsunami no Brasil - Saiba a ameaça real do Vulcão espanhol Cumbre Vieja - Capa

O Vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, na costa do continente africano, entrou em alerta amarelo de erupção depois que o sistema de monitoramento local mostrou atividades sísmicas da região.

De acordo com especialistas, todas as Américas podem ser afetadas, e também o Brasil, especialmente a região norte e nordeste do país.




Mas antes de nos desesperarmos com um tsunami (que nem sabíamos que poderia ocorrer por aqui), saiba que os riscos são muito pequenos para os brasileiros.

Localizado a mais de 4 mil km de São Luís, no Maranhão, o Vulcão Cumbre Vieja estava adormecido há décadas, mas deu sinais de atividade moderada nas últimas semanas. Segundo pesquisadores, o Cumbre Vieja poderia gerar um tsunami que atingiria todas as Américas, inclusive o Brasil.

Vulcao localização

Vale ressaltar que mesmo o pior cenário possível de erupção não nos ameaça com nada muito além de ondas de cerca de 8 metros em alguns locais no litoral norte e nordeste do Brasil, ou seja: algo parecido com uma forte ressaca no mar.

Especialistas afirmam que, mesmo que aconteça uma erupção do vulcão, a possibilidade de um tsunami ser gerado é mínimo, e só aconteceria se a explosão fosse tão forte a ponto de causar o desabamento de uma parte da montanha que abriga o vulcão.


Também destacamos que os níveis de alerta se dividem em verde, amarelo, laranja e vermelho. Atualmente o nível de alerta está em amarelo, o que significa que pesquisadores apenas monitoram a atividade do vulcão com mais atenção.

Caso o risco aumente, o nível de alerta sobe para laranja ou vermelho a fim de preparar a população mais próxima do local para uma emergência. Mas por enquanto nem isso foi feito, já que o nível amarelo não justifica qualquer tipo de evacuação ou sinal de perigo imediato.

Então por enquanto podemos ficar tranquilos aqui no Brasil e em boa parte das Américas! Caso o risco aumente nós traremos aqui todas as atualizações.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários