Síndrome de Havana: o que é essa doença misteriosa?


Síndrome de Havana - o que é essa doença misteriosa - Capa

Recentemente, alguns veículos de imprensa dos EUA anunciaram que novos casos da Síndrome de Havana teriam sido relatados por funcionários da Embaixada dos Estados Unidos em Bogotá, na Colômbia, trazendo novamente à tona o assunto que reaparece e desaparece nos jornais.

A Síndrome de Havana foi relatada pela primeira vez ainda em 2016 e 2017, e desde então tornou-se um grande mistério, e como já poderíamos imaginar, acabou sendo alvo de inúmeras teorias de conspiração.




Ainda em 2016, diplomatas dos EUA que estavam na capital de Cuba (por isso o nome Síndrome de Havana) descreveram sintomas como dores de ouvido, tontura e sensação de pressão na cabeça. O problema é que até hoje nenhuma pesquisa conseguiu comprovar a causa do problema.

Algumas teorias relacionam que a misteriosa doença tenha relação com radiação direta de micro-ondas, e logo todo tipo de suspeita se espalhou pelo mundo.

Para que tudo ficasse ainda mais misterioso e suspeito, pelo menos 12 novos casos iguais aos de 2016 ocorreram poucos dias antes do secretário de Estado, Antony Blinken, chegar ao país para visitar a embaixada norte-americana na Colombia. 

A maioria das pessoas afetadas eram funcionários da CIA, que descreveram ouvir um som intenso e doloroso nos ouvidos. Recentemente, o presidente colombiano, Iván Duque, chegou a afirmar ao 'The New York Times' que o seu país investiga a situação e tem deixado os EUA coordenar o inquérito

Mas afinal o que se sabe sobre essa estranha enfermidade que parece atingir principalmente norte-americanos e embaixadas dos EUA?

Sindrome havana

Infelizmente não existem muitas informações a respeito da Síndrome de Havana, e como poucos comentários públicos são feitos, o caso continua um mistério, mas existem algumas possibilidades:
  • Os serviços de inteligência dos Estados Unidos suspeitam que militares russos possam estar por trás dessa misteriosa doença, já que um velho estudo feito pelos EUA já indicava que a antiga União Soviética fazia pesquisas sobre o assunto, mas nada está comprovado.
  • Já uma reportagem da BBC indica que a melhor explicação para a síndrome é que os pacientes desenvolvam os sintomas depois de serem alvo de "energia de radiofrequência direta e pulsada", o que corrobora a teoria das micro-ondas.
  • Outros especialistas desconfiam que pode ser apenas algum tipo de doença psicossomática, que ocorre quando as pessoas sofrem de estresse intenso ou fortes crises emocionais.
  • Outros cientistas acreditam que a misteriosa doença pode ser chamada de 'psicogênica em massa', que é na verdade a conhecida histeria em massa.
De qualquer forma vale lembrar que nenhuma das possibilidades acima foram confirmadas, e que autoridades norte-americanas continuam a investigar essa misteriosa "Síndrome de Havana". Enquanto isso essa doença misteriosa continuará a, no mínimo, dar origem a muita polêmica e teorias diversas.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários