Como e Quando surgiram as Olimpíadas de Inverno?


Como e Quando surgiram as Olimpíadas de Inverno

Os Jogos Olímpicos de Inverno vêm se tornando cada vez mais populares, e mesmo atletas de países onde não existe neve já participam de diversas modalidades.

Mas o megaevento teve que percorrer um longo caminho de altos e baixos antes que pudesse ocupar seu posto no calendário esportivo mundial.




Antes disso vieram os 'Jogos Nórdicos', que são considerados os precursores das Olimpíadas de Inverno, realizados entre 1901 e 1926, e organizados pelo governo da Suécia e por um dos cinco membros originais do Comitê Olímpico Internacional (COI).

O problema era que o clima frio e o alto custo extra de equipamentos específicos, além do menor número de atletas especialistas nessas modalidades, limitavam muito o número de competidores, o que tornava tudo mais caro e menos popular. E mesmo hoje em dia isso ainda é um problema. 

Foto antiga Olimpiada Inverno Treno

Repare que países tropicais só recentemente começaram a enviar um número maior de atletas, e mesmo assim os jogos ainda são dominados por países nórdicos.  

Inicialmente, antes do título Olímpiadas de Inverno, os jogos foram chamados de 'Semana de Esportes de Inverno'.

Foto antiga Olimpiada Inverno

Os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno, foram realizados na cidade francesa de Chamonix, em 1924, e contavam com apenas 16 modalidades e 250 atletas de apenas 16 países.

Historiadores afirmam que, se não fosse pelo terrível evento da Primeira Guerra Mundial, o mega evento poderia ter começado bem antes, ainda em 1912.

A Suécia por exemplo, também não estava muito empolgada com a criação das Olimpíadas de Inverno, já que contava com seus próprios eventos no gelo.

Foto antiga Olimpiada Inverno Curling

Ainda em 1920, nos Jogos Olímpicos de Verão da Antuérpia, na Bélgica, algumas modalidades esportivas como hóquei no gelo e patinação artística foram adicionadas aos jogos.

O evento das Olimpíadas de Inverno só começou oficialmente como jogos separados da Olimpíada de verão em 1924, embora o Comitê Olímpico considere os Jogos de Inverno de Chamonix como a primeira Olimpíada de Inverno.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários