Enigma da Pedra 'Cortada a Laser'- Qual a Explicação?



A Formação Rochosa Al Naslaa é um local misterioso que ainda intriga estudiosos. Uma pedra gigante e sólida que parece ter sido dividida ao meio com um laser de altíssima potência.

As grandes pedras se localizam em Oásis Tayma, perto do santuário Al Knanafah, na Arábia Saudita, e têm cerca de 6 metros de altura, se apoiando sobre dois pedestais naturais que fazem as rochas parecerem quase levitando em perfeito equilíbrio.




A precisão parece tão proposital, que as duas peças não se tocam em nenhum ponto, mantendo uma distância perfeita sem inclinações.

Claro que tudo isso não passou desapercebido, e as pedras acabaram sendo alvo de inúmeras teorias de conspiração sobre extraterrestres ou avançadas civilizações que foram extintas, mas afinal o que sabe sobre essa enigmática formação?


Muita gente acha difícil acreditar que a Formação Rochosa Al Naslaa surgiu naturalmente, mas a maioria das teorias científicas para explicar sua existência gira mesmo em torno do processo natural de intemperismo, e são várias possibilidades:
  • Fraturas naturais que dividem rochas muitas vezes podem ser incomumente retas, como a vista na Formação Rochosa Al Naslaa;
  • A rocha fica em uma linha de falha e a divisão pode ter surgido quando o solo sob as rochas se deslocou, fazendo com que ela se dividisse ao meio em um ponto fraco. Essa rachadura pode ter canalizado o vento arenoso por milênios fazendo a fenda aumentar cada vez mais;
  • Outra teoria é que o desgaste por congelamento e degelo pode ter causado a rachadura quando, em um passado remoto, a água entrou em uma pequena rachadura nas rochas de arenito e congelou fazendo com que a trica se expandisse e criasse a rachadura;
Quanto aos pedestais nos quais as rochas divididas se apoiam, segundo cientistas eles são bastante comuns em paisagens desérticas, onde muitas vezes também são chamadas de rochas de cogumelo devido à sua forma, e isso também poderia ser explicado pelo intemperismo.

Al Naslaa img 1

Por ser constituída de arenito, a Formação Rochosa Al Naslaa também poderia ter sido feita por alguma civilização, que com ferramentas simples de metal poderiam cortar a pedra no centro, mas a pergunta que fica é: quem faria isso, e por qual motivo?

Alguns estudiosos acreditam que civilizações antigas poderiam ter criado essa obra peculiar como um marco geográfico, local religioso ou um exemplo inicial de arte. 

Já outros entusiastas alegam que elas sejam obra de alguma civilização alienígena, mas nesses casos a maior dúvida é sempre a motivação desses supostos visitantes.

E pelo menos até agora tudo continua um mistério e não existe nenhum consenso na comunidade científica.

Qual explicação você acha mais realista? Deixe sua opinião nos comentários!





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

Postar um comentário