Vermes de Sangue com Dentes de Metal são finalmente Explicados


Vermes de Sangue Glycera - Capa

Quando pensamos em criaturas aterrorizantes logo imaginamos que nada poderia superar os filmes e livros, mas pense de novo...

Imagine um verme feroz e venenoso, com quatro dentes assustadores feitos de metal




Pois não precisa imaginar, afinal essa criatura realmente existe, e faz parte do gênero Glycera.

As presas metálicas dos Vermes de Sangue são usadas ​​tanto para morder quanto para lutar com rivais, e foram necessários mais de 20 anos de pesquisas para revelar a bioquímica por trás desses dentes de metal.
Vermes de Sangue Glycera - IMG1

De fato, as mandíbulas dos Vermes de Sangue são compostas de pelo menos 10% de cristais de cobre, muito resistentes, que duram cerca de cinco anos antes de serem trocados.

E não é só isso: além de morder e quebrar exoesqueletos com facilidade, os dentes ainda podem  injetar veneno, paralisando outros animais e aumentando a velocidade com que o veneno age.

Vermes de Sangue Glycera - IMG2

Os desafios envolvidos na integração do metal na mandíbula só foram compreendidos recentemente graças a uma pesquisa liderada pelo professor Herbert Waite da Universidade da Califórnia, publicado no periódico científico Matter.

Segundo o estudo, uma multi-proteína chamada MTP ajuda o verme a absorver íons Cu2+, o que faz com que a mistura produzida se separe como óleo e água, catalisando a formação de melanina e auxiliando na sua polimerização. Finalmente, são formadas pontes entre moléculas usando cobre.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários