Descobertas Pirâmides na Amazônia que podem ter Existido há mais de 600 Anos


Descobertas Pirâmides na Amazônia que podem ter Existido há mais de 600 Anos - Capa

A floresta amazônica brasileira é famosa por inúmeros motivos, e agora acaba de ganhar um potencial novo atrativo: pirâmides!

É exatamente isso o que afirma uma pesquisa publicada ainda em maio de 2022 na revista Nature.

Segundo os especialistas, a Amazônia pode ter ostentado estruturas urbanas e populações pré-colombianas civilizadas há mais de seis séculos, algo até então desconhecido na América do Sul e na história.




Diferentemente dos desertos, onde as estruturas ficam expostas e mais fáceis de encontrar, as florestas apresentam grandes desafios, já que disfarçam e escodem qualquer construção sob a vegetação em curto espaço de tempo. E quando falamos de milênios, pode ser quase impossível encontrar qualquer sinal.

Por isso, para essa descoberta os especialistas utilizaram uma técnica de mapeamento por laser que atravessa a densa vegetação. Vale lembrar que isso foi feito apenas na parte boliviana da Amazônia, mas a Amazônia brasileira também deve conter tais estruturas.

Descobertas Pirâmides na Amazônia que podem ter Existido há mais de 600 Anos - img 1

Eles descobriram que povos da cultura Casarabe, que habitaram a região na era pré-colonial desenvolveram um sistema urbano com calçadas, canais e reservatórios de água.

Ainda segundo o estudo, a rede urbana deve ter se desenvolvido entre 500 d.C e 1.400 d.C.

"Essa expansão urbana de baixa densidade nos tempos pré-colombianos era desconhecida na América do Sul", disse Heiko Prümers, líder do estudo.

O mapa revelou 11 locais inéditos onde esse povo pré-colombiano erguia pirâmides no centro de seus assentamentos planejados.

Descobertas Pirâmides na Amazônia que podem ter Existido há mais de 600 Anos - img 2

Dois desses locais — Cotoca e Landívar — possuem um formato piramidal que se destacam por serem muito maiores que as demais estruturas da área e possuíam calçadas que conectavam a unidades menores.

As características dessas construções milenares se comparam com aquelas da cultura Trypillia que floresceu há mais de 6.000 anos no extremo oriente da Europa.

O arqueólogo e membro da equipe Roland Fletcher afirmou que as florestas tropicais ainda são pouco exploradas, e acredita que outros locais como a Floresta do Congo, na África Central, também possa esconder indícios de formações urbanas de baixa densidade.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários