Bactérias gigantes visíveis a olho nu são descobertas



Cientistas confirmaram a descoberta da maior bactéria conhecida do mundo, atingindo até um centímetro de comprimento.

Na verdade essa bactéria gigante foi descoberta ainda em 2009 por Olivier Gros da Universidade das Antilhas Francesas em Pointe-à-Pitre, mas na época ele achou que elas eram fungos por serem tão gigantes, e por isso a notícia passou despercebida.




A espécie foi chamada Thiomargarita magnifica, e foi encontrada em folhas mergulhadas nas águas de um manguezal em Guadalupe.

Ela se parece como finos filamentos brancos como macarrão, e contém grânulos microscópicos de enxofre que espalham a luz, o que lhe proporciona um brilho perolado.

O organismo gigante é milhares de vezes maior que a maioria das bactérias e, portanto, pode ser visto a olho nu, sem ajuda de nenhum microscópio ou lente de aumento.

Bactérias gigantes visíveis a olho nu são descobertas - Thiomargarita magnifica

"Para contextualizar, seria como um humano encontrar outro humano tão alto quanto o Monte Everest", disse Jean-Marie Volland, bióloga marinha do Lawrence Berkeley National Laboratory, na California. 

Os especialistas afirmam que a enorme bactéria sobrevive graças a quimiossíntese, que é um processo parecido com a fotossíntese das plantas.


Vale ressaltar que bactérias são encontradas em praticamente todos os lugares da Terra e são vitais para a vida no planeta, sendo que algumas espécies podem até mesmo viver sob condições extremas.

O corpo humano também está cheio de bactérias e, de fato, estima-se que contenha mais células bacterianas do que células humanas.

A maioria das bactérias são benéficas ou inofensivas e apenas um pequeno número de espécies causa doenças.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários