Lobo Mumificado de 18.000 Anos Revela Evolução dos Cães Domésticos


Lobo Mumificado de 18000 Anos Revela Evolução dos Cães Domésticos - Capa

Apesar de nossa forte relação com os caninos, os cientistas ainda não têm certeza sobre como os cães foram domesticados. 

Atualmente o consenso diz que os cães foram domesticados inicialmente em uma população extinta de lobos cinzentos durante o período neolítico, entre 29.000 e 14.000 anos atrás, mas muitas partes dessa história não se encaixam.




Agora, porém, uma enorme equipe liderada pelo por especialistas do 'Francis Crick Institute' analisou 72 amostras genéticas de lobos antigos que abrangem os últimos 100.000 anos de toda a Eurásia e América do Norte.

O DNA extraído de corpos de lobos antigos preservados revelou muito sobre a origem dos cães que conhecemos hoje.

Foram usadas amostras de DNA de laboratórios de todo o mundo, incluindo material genético de restos físicos de lobos da Idade do Gelo que foram quase perfeitamente preservados.

De todos esses antigos lobos "mumificados", o mais impressionante deles é a cabeça de um lobo siberiano que viveu há 32.000 anos.

Lobo Mumificado de 18000 Anos Revela Evolução dos Cães Domésticos - Img 1
Cabeça de um lobo siberiano que viveu há 32.000 anos [Crédito da imagem: Love Dalén]

A análise mostra que todos os cães modernos têm uma ascendência dupla que pode ser atribuída a pelo menos duas populações de lobos antigos.

Segundo a pesquisa, quase 100% dos ancestrais dos primeiros cães siberianos, americanos, asiáticos e europeus podem estar diretamente ligados a uma espécie de lobo da Eurásia oriental.

Enquanto isso, os primeiros cães no Oriente Próximo e na África desenvolveram até 50% de sua ascendência das espécies relacionadas ao leste da Eurásia e a metade restante de outra população relacionada aos lobos modernos do sudoeste da Eurásia. 

Isso pode ter ocorrido como resultado da domesticação independente no Oriente Próximo e na África ou devido a cães procriando com lobos locais.

Lobo Mumificado de 32000 Anos Revela Evolução dos Cães Domésticos - Img

No geral, os cães estão mais intimamente relacionados aos lobos antigos da Eurásia oriental do que aos da Eurásia ocidental, sugerindo que a domesticação pode ter ocorrido de forma mais proeminente no leste.

"Ao tentar colocar a parte do cachorro nesta imagem, descobrimos que os cães derivam ancestrais de pelo menos duas populações de lobos separadas – uma fonte oriental que contribuiu para todos os cães e uma fonte separada mais ocidental, que contribuiu para alguns cães", disse Anders Bergström, co-autor do estudo.

"Essa conectividade é talvez uma razão pela qual os lobos conseguiram sobreviver à Idade do Gelo, enquanto muitos outros grandes carnívoros desapareceram", acrescentou Pontus Skoglund, autor sênior e líder do grupo de pesquisadores.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários