Luzes 'Fantasmas' de Marfa - o brilho que a ciência não consegue explicar


Luzes 'Fantasmas' de Marfa - o brilho que a ciência não consegue explicar

Muitos antigos mistérios já têm uma boa explicação, ou no mínimo ótimas teorias que praticamente elucidam seu enigma.

Mas no caso das luzes fantasmas de Marfa, que brilham regularmente a noite há mais de 135 anos no deserto, a coisa é bem diferente e ainda não existe nenhuma boa explicação amplamente aceita.




Desde o século passado, as luzes de Marfa (ou "luzes fantasmas", como são conhecidas na região) chamam a atenção de moradores e atraem visitantes curiosos para o pequeno município de Marfa, no Texas, EUA.

De acordo com historiadores as luzes foram vistas pela 1ª vez em 1883, e depois disso nunca mais pararam.

Marfa Lights 1

Testemunhas afirmam que se tratam de iluminações brancas e vermelhas que se movem e são normalmente registradas perto do horizonte, desaparecendo de repente. 

E pra tudo ficar ainda mais complicado, não há como prever o dia e o horário em que o fenômeno acontecerá.

Estudiosos afirmam que que as luzes são vistas em média 30 vezes por ano, e são estudadas há muitas décadas, mas não existe explicação definitiva até hoje.

Marfa Lights 2


De qualquer forma outros especialistas já arriscaram algumas teorias, e enumeramos abaixo algumas delas:
  • As características da cidade predominantemente desértica permitem que ocorram miragens na região, quando o ar em diferentes temperaturas refratam a luz;
  • Outra teoria  aventa que os gases incandescentes ou as cargas elétricas vindas de rochas ígneas da área poderiam gerar as tais luzes coloridas;
  • Um outro estudo divulgado no "Journal of Atmospheric and Solar-Terrestrial Physics" afirma que as luzes são na verdade faróis de carros que passam pela Rota 67 e confundem quem vê à distância em meio ao deserto. Porém, moradores antigos do local afirmam que as luzes já apareciam antes mesmo da construção da estrada;
  • Diante de tanto mistério, é claro que surgiram muitas teorias de conspiração e crendices populares, e muita gente acredita que as luzes tenham algo a ver com extraterrestres ou até mesmo mesmo maldições e fantasmas.
E enquanto os cientistas não confirmam a origem das Luzes 'Fantasmas' de Marfa, só nos resta especular sobre esse enigma. E você pode deixar sua opinião nos cometários! 





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários