Água Mais Antiga do Mundo é descoberta, Bate Novo Recorde, e pode ajudar na Exploração Espacial


Água Mais Antiga do Mundo é descoberta - Capa

Cientistas anunciaram a descoberta da água mais antiga do planeta. A apresentação do novo recorde foi feito pela Professora de geologia Barbara Sherwood Lollar, da universidade de Toronto, no Canadá.

Até então acreditava-se que a água mais antiga do mundo datava de 500 milhões de anos atrás, encontrada pela mesma equipe nesse mesmo local só que a uma profundidade ligeiramente menor (cerca de 2.5km).




E agora ao investigar um pouco além dos 3km eles descobriram um novo reservatório que contém água com mais de 2 bilhões de anos!

O local da descoberta é a mina de metal mais profunda do mundo, e a busca por cobre, zinco e prata está levando os mineiros cada vez mais fundo na crosta terrestre. E com isso os cientistas também estão tendo a oportunidade de chegar a locais antes impossíveis.

Água Mais Antiga do Mundo é descoberta - img 1

Os pesquisadores analisaram a água descoberta nesse local profundo e estudaram os gases presos no interior da mina. São esses gases, como hélio e xenônio, que podem ficar presos na água e em rachaduras nas rochas, permitindo medir a idade da água.

"Quando as pessoas pensam nessa água, elas pensam que deve ser uma pequena quantidade presa dentro da rocha. Mas o volume da água é muito maior do que se previa", disse a professora Lollar à BBC News. 

Água Mais Antiga do Mundo é descoberta - img

Além do novo recorde de idade da água os pesquisadores ainda encontraram vestígios de vida no antigo local, o que pode nos fornecer novos dados sobre a microbiologia vivendo dentro da água há mais de 2 bilhões de anos.

Tais informações podem nos ajudar a compreender melhor a vida em locais profundos e sem luz solar, e contribuir até mesmo no estudo de planetas e satélites que podem abrigar vida extraterrestre em bolsões subterrâneos de água.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários