Maior Vulcão Ativo do Mundo Mauna Loa entra em Erupção


Maior Vulcão Ativo do Mundo Mauna Loa entra em Erupção - Capa

O maior vulcão ativo do planeta está oficialmente em erupção. Ninguém sabe exatamente como será essa atividade, e quais são os reais riscos, mas especialistas de todo o mundo já estão acompanhando o Mauna loa.




Cientistas afirmam que essa é a primeira vez em quase 40 anos que o vulcão gigante acorda, e ressaltam a importância de nos manter alertas.

Afinal não custa lembrar que ainda em 2010 diversos aeroportos na Europa foram fechados devido a grande quantidade de cinzas lançadas na atmosfera pelo vulcão Eyjafjallajökull, no sudoeste da Islândia.

Esse é apenas um pequeno exemplo do tipo de problema que podemos ter se o Mauna Loa, que é o maior vulcão ativo do mundo, de fato apresentar erupções grandes ou violentas.

Maior Vulcão Ativo do Mundo Mauna Loa entra em Erupção - Img 1

Por hora os especialistas dizem que o fluxo de lava está contido em seu cume, mas mesmo assim os moradores em seus arredores foram colocados em alerta, já que o Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês) disse que a situação pode mudar muito rapidamente.

Até o momento nenhuma ordem de evacuação foi expedida, sendo improvável que grandes áreas povoadas sejam afetadas nesse primeiro momento.

Maior Vulcão Ativo do Mundo Mauna Loa entra em Erupção - Img 2

O Mauna Loa, localizado no Parque Nacional dos Vulcões no Havaí e cobre metade da ilha ou mais de 5 mil km², se elevando a  4.169 m acima do nível do mar. 

Após uma série de alertas sobre uma possível erupção em decorrência de uma recente onda de terremotos, o Maunda Loa finalmente entrou oficialmente em erupção precisamente às 23h30 de domingo (27/11) no horário local (6h30 de segunda-feira no horário de Brasília).





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários