Vírus de 50 Mil Anos foi 'ressuscitado' por Cientistas


Vírus de 50 Mil Anos - Capa

Cientistas europeus decidiram reviver e estudar alguns vírus que estavam congelados na Sibéria, incluindo pelo menos um espécime com idade estimada em 48.500 anos.




De acordo com especialistas, alguns desses vírus estavam em fezes de mamutes e no estômago de lobos siberianos, e mesmo depois de tanto tempo tais vírus permanecem ativos e ainda podem infectar seres vivos.

O vírus revivido recebeu o nome de Pandoravirus yedoma, e embora tenha havido muita preocupação sobre esse vírus acabar se espalhando, os especialistas disseram que não há riscos dos patógenos escaparem do laboratório.

Vírus de 50 Mil Anos - img 2

Como proteção os pesquisadores inseriram os vírus em amebas, e afirmam que essa é a forma mais segura de mantê-los sob controle.

Ainda segundo esses mesmos cientistas, embora pareça muito arriscado "ressuscitar" vírus antigos, isso é muito importante pois cada vez mais geleiras estão derretendo.

Vírus de 50 Mil Anos - img 1

Portanto seria provável que o permafrost antigo acabasse liberando esses vírus desconhecidos após algum descongelamento natural.

O crescimento de cidades nas regiões geladas também facilitam esse processo, afinal qualquer escavação e construção poderia liberar os patógenos, o que poderia ser um risco ainda maior.

O estudo foi publicado na plataforma pré-prints BioRxiv e ainda não foi revisado.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários