Arqueólogos estão com Medo de Abrir a Tumba de Imperador Chinês


Arqueólogos estão com Medo de Abrir a Tumba de Imperador Chinês - Capa

Encontrado acidentalmente em 1974 por agricultores da província de Shaanxi, o complexo funerário de Qin Shi Huang, o primeiro imperador da dinastia Qin, que governou de 221 a 210 aC, se tornou uma das maiores descobertas arqueológicas da humanidade. 




Ao redor do túmulo, como se estivesse guardando o Imperador, estava um formidável exército de estátuas, com milhares de modelos de terracota em tamanho real de soldados, cavalos de guerra, acrobatas, oficiais estimados e outros animais, ficando conhecido como 'Exército de Terracota'.

Grandes partes da necrópole ao redor do mausoléu foram exploradas, mas ao contrário do que imaginamos, a tumba do imperador nunca foi aberta nesses mais de 2.000 anos...

Arqueólogos estão com Medo de Abrir a Tumba de Imperador Chinês - img 1

O principal motivo por trás desse temor em violar o túmulo é a preocupação em não danificar a tumba, o que pode destruir informações históricas vitais, como aconteceu na cidade de Tróia na década de 1870.

Mas existe um motivo adicional e possivelmente fatal: registros históricos garantem que a tumba é cercada de armadilhas que foram projetadas para matar qualquer intruso, além de conter rios artificiais de Mercúrio, que foram criados para simular os cem rios da região, que é venenoso.

Arqueólogos estão com Medo de Abrir a Tumba de Imperador Chinês - img 2

A maioria dos arqueólogos não acredita que armadilhas montadas há mais de 2.000 anos seriam grande ameaça, mas, mas uma inundação de mercúrio não foi descartada, já que pesquisas feitas nas imediações mostram uma grande contaminação na região.

Por enquanto, o túmulo de Qin Shi Huang permanece selado, assim como esteve nos últimos 2.200 anos. Talvez, apenas futuros avanços científicos permitam explorar o local sem grandes riscos, mas até lá teremos que aguardar para mergulhar nesses segredos chineses milenares.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários