A Criatura Viva mais Antiga que os Dinossauros


A Criatura Viva mais Antiga que os Dinossauros - Capa

Ainda convivemos em nosso planeta com animais muito antigos, até mesmo com seres anteriores aos dinossauros

Sim, imagine uma criatura que já vivia antes dos famosos gigantes e que (ao contrário deles) ainda está por aí e pode até causar problemas para agricultores!




Esse é exatamente o caso das Notostracas, mais conhecidas como "Camarões-girinos".

Cientistas já descobriram alguns segredos da longevidade dessa espécie, como por exemplo que seus ovos podem ficar dormentes no solo por décadas até que surjam condições climáticas favoráveis ao seu desenvolvimento.

A Criatura Viva mais Antiga que os Dinossauros - Img 2

Geralmente vivem em corpos d’água de salinidade variada, mas nunca foram vistos em oceanos. Apesar disso, podem sobreviver em locais áridos e semiáridos, já que seus ovos são muito resistentes e eclodem somente após reidratação.

E mesmo após longos períodos de seca que podem durar décadas, esses ovos ainda podem sobreviver e gerar novos indivíduos. Cientistas consideram essa a característica mais marcante, que pode explicar parte do sucesso da espécie. 

A Criatura Viva mais Antiga que os Dinossauros - Img 1

Com hábito alimentar onívoro e predatório, também podem ser usados como controle biológico de mosquitos, embora sejam considerados pragas em plantações de arroz de certas regiões.

Nada mal para uma espécie que já existia cerca de 100 milhões de anos antes dos dinossauros surgirem na Terra, não é mesmo?





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários