Criminologistas revelam (de novo) a verdadeira aparência do Faraó Ramsés II


Criminologistas revelam a verdadeira aparência do Faraó Ramsés II - Capa

A aparência dos faraós, assim como de qualquer autoridade da antiguidade, sempre foi um problema, já que suas representações sempre foram consideradas imprecisas.

Muitos artistas eram obrigados (seja pelos governantes, seja pela estética dominante na época) a fazerem obras "melhoradas", suavizando defeitos ou características, como se fosse um Photoshop da época. 




Ramsés II é considerado um dos maiores faraós do antigo Egito, por muitos motivos, desde sua longevidade (rara na época) até suas conquistas políticas e bélicas.

E sim, temos muitas estátuas suas que sobreviveram ao tempo, e até mesmo sua múmia foi descoberta em 1881.

Criminologistas revelam a verdadeira aparência do Faraó Ramsés II - Img 1

Mas mesmo assim o mistério sobre sua real aparência permanecia, devido ao famigerado "photoshop histórico". Artistas tentavam (no mínimo) "realçar" a beleza natural do faraó ou sua grandeza... Algumas reconstruções artísticas já foram feitas, e a aparência do representado sempre parece um pouco (ou muito) diferente. 

Criminologistas revelam a verdadeira aparência do Faraó Ramsés II - Img 2

Mas agora, depois de novas técnicas, refinamentos e ajustes, temos uma nova reconstrução considerada a mais fiel ao Faraó.

A imagem foi feita por criminologistas do Reino Unido em colaboração com o especialista em múmias egípcias e professor de radiologia Sahar Salim, da Universidade do Cairo.

Criminologistas revelam a verdadeira aparência do Faraó Ramsés II - Img 3

Os pesquisadores escolheram a cor da pele com base em conceitos atualizados sobre a aparência dos egípcios típicos da época.

Claro que essa reconstrução acaba apresentando diferença quando comparada com as anteriores, e temos certeza que novas recriações futuras também nos trarão surpresas... mas por enquanto essa é a melhor imagem que temos do famoso faraó, até que nossa tecnologia e conhecimento nos permita ir ainda mais longe.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários