Misteriosas Esferas Klerkdorp foram Encontradas em Rocha de 3 bilhões de anos


Misteriosas Esferas Klerkdorp foram Encontradas em Rocha de 3 bilhões de anos - Capa

As esferas klerkdorp são pequenas peças metálicas que foram encontradas em Ottosdal, na África do Sul, e têm esse nome devido ao museu onde estão guardadas.

De acordo com diversas análises, elas datam de aproximadamente 3 bilhões de anos, o que compreende o período pré-cambriano.




E pra tudo ficar ainda mais estranho, de acordo com muitos cientistas elas não aparentam ter origem natural, o que as tornou misteriosas desde sua descoberta.

Claro que não faltaram teorias de conspiração envolvendo civilizações antigas e esquecidas e até mesmo (claro!) alienígenas. 

Originalmente as esferas de Klerksdorp foram encontradas dentro de depósitos de pirofilita na África do Sul, e segundo alguns relatos elas giravam por conta própria.

Misteriosas Esferas Klerkdorp foram Encontradas em Rocha de 3 bilhões de anos - img 1

Mas excluindo as explicações conspiracionistas, será que existe alguma explicação científica convincente?

O geólogo Bruce Cairncross acredita que sim, e afirma que as esferas podem ter origem natural em uma formação geológica conhecida como Grupo Dominion. 

Sua aparência, que a primeira vista parece manufaturada, poderia ser explicada por camadas de lava vulcânica que depois de muita pressão e calor, se transformaram em pirofilita, o invólucro em que foram encontradas as esferas de Klerksdorp.

"Elas se formam por precipitação de uma solução aquosa e consistem em minerais cristalizados na rocha hospedeira", explicou Cairncross.

Misteriosas Esferas Klerkdorp foram Encontradas em Rocha de 3 bilhões de anos - img 2

Ainda de acordo com ele, as esferas se formam em torno de um minúsculo grão de mineral em uma solução contendo ferro, cálcio e outros elementos.

"Como a rocha hospedeira é uniformemente texturizada, o crescimento da concreção ocorre, irrestrito em todas as direções, como uma esfera tridimensional de 360 graus".

Cairncross ainda explica que as linhas nas esferas são causadas por impressões da rocha hospedeira, que foi construída em camadas por muito, muito tempo.

Já o mistério do giro da esfera por conta própria foi explicado pelo curador do Museu Klerksdorp: "Alguns anos atrás, coloquei a bola de volta à sua posição original, em uma prateleira de vidro durante a visita de um jornalista e ele tentou causar sensacionalismo", explicou R. Marx. "É muito natural que ela gire um pouco, pois é redondo e temos muitos tremores de terra devido às atividades de mineração (nos arredores)".





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários