DNA encontrado em Fóssil de Tartaruga de 6 milhões de anos intriga Cientistas


DNA encontrado em Fóssil de Tartaruga de 6 milhões de anos intriga Cientistas - Capa

O filme 'Jurassic park' fascinou o mundo com a possibilidade de recuperarmos DNA antigo e eventualmente usa-lo para trazer antigos animais de volta à vida. E infelizmente sabemos que isso não é possível como o filme mostrou...




Mas uma nova descoberta dá esperança que, talvez um dia, cheguemos perto de tal feito: Resquícios de DNA foram encontardos em fóssil de 6 milhões de anos de uma tartaruga marinha relacionada as tartarugas de Kemp.

O fóssil parcial, com uma carapaça relativamente completa da tartaruga foi encontrado na costa do Panamá ainda em 2015, mas só agora novos exames revelaram seu real valor. 

Material genético em espécies tão antigas são uma raridade imensa, principalmente em fósseis de um animal vertebrado, afirmaram os pesquisadores.

DNA encontrado em Fóssil de Tartaruga de 6 milhões de anos intriga Cientistas - Img

Ainda segundo eles, algumas células ósseas, chamadas osteócitos, permaneceram muito preservadas no fóssil,

"Quero ressaltar que não extraímos DNA, apenas encontramos a presença de vestígios de DNA nos núcleos”, acrescentou Edwin Cadena, principal autor do estudo publicado no 'Journal of Vertebrate Paleontology'.

O Dr. Cadena acredita que, talvez no futuro, possamos em algum momento sequenciar pedaços muito pequenos de DNA, chegando  mais perto do ideal do filme Jurassic Park.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários