Buracos no Céu: o que seria esse estranho fenômeno?

5 comments
Buraco no céu? Fenômeno causa medo e preocupação nos EUA

Os buracos no céu vem fascinando, amedrontando e intrigando as pessoas ao redor do mundo desde sempre.

E quando alguma foto vai parar na internet e nas redes sociais então, é um grande alvoroço, seguido de uma profusão de especulações (principalmente sobre ETs). Mas o que são afinal esses buracos no céu?

Fallstreak Holes - Buracos em Nuvens

O raro fenômeno, conhecido como fallstreak holes, tem uma explicação científica: trata-se de um grande buraco circular ou elíptico que pode aparecer em nuvens do tipo cirrocumulus e altocumulus.




Essas nuvens possuem "redes" de cristais de gelo na sua parte inferior, e esses cristais desencadeiam um efeito dominó quando as gotículas de água em torno deles os tornam mais pesados, e isso faz com que o ar daquela região desça bruscamente, causando um efeito de buraco na nuvem.

Um estudo de 2011 descobriu que pousos e decolagens de aviões através dessas nuvens, podem ser uma das causas desses estranhos buracos no céu.

Fallstreak Holes - Buracos em Nuvens
Já as explicações "menos conservadoras" são as mais variadas possíveis, tanto que nem seria possível descrevermos todas aqui. E você, achou a explicação cientifica convincente, ou prefere pensar em alguma outra razão mais "menos ortodoxa"?




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários: